Ouro Verde inaugura fábrica de empacotamento de carvão em São Gonçalo

Empresa foi atraída pela localização e infraestrutura oferecida no DI pela prefeitura do município.

O desenlace da fita inaugural foi feito pela proprietária e por Nozinho, acompanhados pela família e autoridades presentes.
Publicidade _

A nova fábrica de empacotamento de carvão da empresa Ouro Verde em São Gonçalo do Rio Abaixo foi inaugurada nesta terça-feira (31).

Localizada no Distrito Industrial II, em uma área de cerca de 5.200 metros quadrados, a unidade tem capacidade para a produção de 25 mil pacotes de carvão por mês e gerar cerca de 40 empregos diretos e indiretos.

O evento contou com a presença do prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho-PD), do vice Leandro Amora, presidente da Câmara Municipal, Diego Ribeiro, da secretária de Desenvolvimento Econômico Maria Inês Araújo Moreira, do pároco da cidade, José Marcelino de Magalhães Filho, demais autoridades do município, além de Soraia Fonseca Martins, proprietária da Carvão Ouro Verde e filhos dela e do fundador da empresa, Elias Alexandre Martins, que faleceu no ano passado.

Em seu discurso, Nozinho destacou a importância da implantação de novas empresas para a diversificação econômica do município.

“Conheço a trajetória de empreendedorismo do fundador, que nos deixou muito cedo, e estou honrado em estar aqui, hoje, para inauguração do sonho desta família, que vai beneficiar o município com geração de empregos, contribuindo para cada vez mais dependermos menos da mineração”, disse.

Emocionada, a proprietária da Carvão Ouro Verde, destacou a memória do fundador. “É com muita alegria que chegamos ao tão sonhado dia. A empresa Ouro Verde se torna realidade e está instalada em São Gonçalo do Rio Abaixo. Um projeto, um sonho, uma meta que foi idealizada pelo nosso querido Elias. Gostaria de agradecer o apoio do prefeito Nozinho por acreditar na conclusão e funcionamento da nossa empresa” ressaltou Soraia.

Vereadores participam

Vários vereadores estiveram na inauguração, entre eles o presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT). Foto: Acom/CMSGRA

Diego falou em nome do legislativo municipal, quando agradeceu à empresa pela sua instalação na cidade, e por acreditar no potencial industrial e empreendedor de São Gonçalo. “Acredito que o mutualismo entre a empresa e o município será próspero para todos nós, proporcionando uma grande oportunidade para gerar mais empregos e renda ao nosso povo”, declarou.

Ele reforçou a importância do novo empreendimento em São Gonçalo. “O dia de hoje é mais um exemplo de que a nossa cidade segue atraindo novas empresas, crescendo cada vez mais, e sempre buscando a oferecer o melhor à população”.

Ouro verde – histórico

A empresa Ouro Verde foi fundada em Itabira em março de 2012, por Elias Alexandre Martins. Surgiu através de um sonho de trabalhar com plantações de eucalipto. Logo no início de sua fundação, o sonho começou a se tornar realidade. Foram feitos diversos investimentos em plantios na fazenda Damasia, atual sede e fábrica de empacotamento da empresa. Com o decorrer do tempo, oportunidades foram surgindo e uma delas foi uma parceria com a Vale, com a extração de madeira.  A Ouro Verde realiza o beneficiamento dessa madeira para o carvão.

Com o crescimento da empresa e o número de funcionários aumentando, um nicho de mercado foi enxergado e expansão chegou a São Gonçalo.

Em 2013, 100 % da produção de carvão era escoada para a siderurgia. A partir daí, surgiu a possibilidade de realizar o empacotamento desse carvão. Foi feita uma pesquisa de mercado e construído um galpão para o beneficiamento do mesmo, na fazenda. Um mercado promissor e com uma matéria prima de qualidade, com a seleção do melhor produto para entrega aos clientes.

Assim como toda empresa, a Ouro Verde passou períodos difíceis ou turbulentos, enfrentou desafios e  mostrou força de superação para concretizar a expansão  para uma área industrial.

Quando surgiu a oportunidade de trazer uma nova indústria e sede da empresa para São Gonçalo do Rio Abaixo, uma aspiração de Elias Alexandre Martins, ele não hesitou. Em julho de 2020, Elias faleceu repentinamente e, em homenagem a ele, sua família colocou como meta principal materializar o sonho.

Fotos: Mundo dos Inconfidentes

Publicidade