A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, instaurou o Ambulatório Pós-Covid na cidade, destinado a atender as pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e foram acometidas pela doença. Desde que o serviço começou a ser disponibilizado no município, em julho deste ano, 248 pacientes já foram atendidos.
As queixas mais comuns entre os indivíduos que procuram o Ambulatório, são cansaço, fraqueza muscular e desconforto ao respirar. É disponibilizado um tratamento individualizado e se necessário, realizada uma reabilitação-cardio-respiratório-fisioterápica.
Oscar Izidoro, de 38 anos de idade, iniciou a reabilitação dia 1° de setembro. Em menos de 3 meses de intervenção fisioterápica, ele já receberá alta por ter se recuperado totalmente e conta como se sente em ter recebido esse amparo. “Só tenho elogios desde o início do tratamento, tanto na Previne, quanto na fisioterapia. Me senti totalmente apoiado neste momento que fiquei bastante debilitado”, ressalta.
As pessoas que apresentarem sintomas pós-covid no intervalo de até três meses, poderão procurar o Centro de Especialidades – Previne ou a Unidade Básica de referência para encaminhamento. Para facilitar o atendimento, também é disponibilizado o formulário. Após o preenchimento, o usuário deve aguardar o contato da equipe para direcionamento em caso de identificação de sequelas.