Entre os 21 novos cardeais, também o arcebispo de Dili, Timor Leste, Dom Virgílio Do Carmo Da Silva SDB. Na lista anunciada por Francisco, está incluído o prefeito apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia) Dom Giorgio Marengo, I.M.C, de apenas 48 anos, que será o mais jovem do Colégio Cardinalício. O rebanho católico na Mongólia é de apenas 1.500 fiéis.
Na conclusão dos festejos da Ascensão do Senhor que a Igreja realiza neste domingo, o papa fez o anúncio que inclui os brasileiros Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispos de Manaus e Brasília.
Dom Paulo e Dom Leonardo serão oficializados cardeais no Consistório marcado para 27 de agosto, no Vaticano. A nomeação demonstra a sintonia entre os futuros cardeais e o Papa Francisco e a influência de ambos na Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB),
Atualmente com apenas 54 anos, Dom Paulo foi o coordenador da Jornada Mundial da Juventude realizada em 2013 no Rio de Janeiro.
Já Dom Leonardo Steiner foi por duas vezes secretário-geral da CNBB e é o primeiro cardeal nomeado com atuação na região amazônica brasileira.
Foto: Vatican News