Parque Ecológico ganha novas cercas

Publicidade _

O Parque Ecológico de Itabirito agora está mais seguro com a instalação de cercas de ferro ao longo da pista de caminhada. As obras incluíram a revitalização do trecho de cerca que demarca a divisão física entre o Parque e o Rio Itabirito e foram realizadas por meio de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Obras.

O principal objetivo das intervenções é evitar a entrada de capivaras e, consequentemente, os riscos trazidos pela circulação do mamífero para os frequentadores do local. As capivaras são as principais hospedeiras do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa.

Cerca protege rio e evita contato com capivaras, transmissoras da febre maculosa

“Tínhamos o problema da ocorrência de carrapatos, principalmente na área do gramado. Tentamos combater de outras formas, mas não tivemos sucesso. O primeiro passo, agora, foi a retirada das capivaras por meio do cercamento.  A nova estrutura também significa mais segurança para a populaçãoque utiliza a pista de caminhada”, destaca Milton Ribeiro, biólogo do Parque Ecológico.

Publicidade