Pastel de angu de Itabirito avança para 2ª etapa de projeto de inovação

Publicidade _

O tradicional Pastel de Angu de Itabirito foi classificado para a segunda etapa do processo seletivo do Projeto Inovajuntos, da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Inscrito na categoria Espaços inclusivos de inovação cultural e social, a joia gastronômica, patrimônio imaterial itabiritense, foi selecionada ao lado de projetos de outros sete municípios da Região Sudeste.

“O Pastel de Angu é um importante patrimônio e alternativa para diversificação econômica, geração de emprego, renda e atração turística. Itabirito conta com um grupo de mantenedoras da iguaria e de sua tradição, que têm o compromisso de garantir a preservação da receita e do modo de fazer, obrigatoriamente com fubá moinho d’água”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Intercâmbio com Europa e América Latina

Promovido pela CNM, em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), de Portugal, e com financiamento da União Europeia, o Inovajuntos tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

O projeto oferecerá aos municípios a oportunidade de cooperação internacional e troca de experiências com municípios portugueses e latino-americanos, em duas fases, visando à construção conjunta de políticas públicas inovadoras.

Sucesso do Carnaval à Julifest em Itabirito

Ao longo da história, o Pastel de Angu tem sido protagonista dos principais eventos da programação cultural de Itabirito, desde o Carnaval até a Julifest. O sucesso junto aos itabiritenses e aos turistas resultou na criação, em 2000, da Festa do Pastel de Angu. O tradicional evento, promovido pela Prefeitura, acontece em setembro, mês da emancipação do município.

Publicidade