As obras de melhoramento e pavimentação de um trecho de aproximadamente 25 quilômetros da MGC-262, entre Caeté e Barão de Cocais continuam em execução. Até o momento, 20% dos serviços já foram realizados pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG). As intervenções contarão com investimento total de R$ 83 milhões.
Elas beneficiam principalmente os mais de 2 mil moradores do distrito de Rancho Novo, que usam a estrada para chegar à cidade de Barão de Cocais. As intervenções também incluem aumento de 3,9 quilômetros do contorno do município.
No momento em que for concluída, a rodovia também servirá como rota alternativa para para os moradores da região acessar a capital, evitando o tráfego pela BR-381.
Outro reflexo será o incentivo ao turismo religioso, ecológico e histórico, uma vez que o trecho faz parte do circuito Estrada Real e vai facilitar o acesso ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e ao Santuário do Caraça.
De acordo com o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana, até o final de 2022 as obras devem atingir o maior nível de avanço físico, desde quando foram retomadas, em agosto do ano passado.
“Temos o recurso garantido e a expectativa é entregar 20 quilômetros pavimentados até o final do ano”, afirmou.
Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.
Foto: Marcelo Barbosa / Imprensa MG