Pelo Brasil, manifestantes pedem manutenção de verbas para universidades

Publicidade _

Em dezenas de cidades brasileiras, estudantes, trabalhadores da educação e sindicalistas realizam  hoje (15) grandes manifestações para  protestar contra o bloqueio de verbas das universidades públicas e de institutos federais.

Greve Nacional da Educação

#15M | Neste Momento: multidão caminha sobre as ruas de Ouro Preto-MG exigindo o fim dos cortes na educação pública, gratuita e de qualidade! Estudantes, técnico-administrativos, professores e moradores de Ouro Preto unidos em defesa da UFOP e do IFMG! O ato passa agora pela praça da Estação e segue rumo à praça Tiradentes, cartão postal da liberdade mineira. O ato acontece em todo Brasil. Na região dos Inconfidentes, os organizadores são os sindicatos SINASEFE IFMG, ASSUFOP, ADUFOP, SIND-UTE, juntamente com o DCE-UFOP e Grêmio IFMG #BOLSONAROINIMIGODAEDUCAÇÃO #NÃOÀREFORMADAPREVIDÊNCIA

Posted by Assufop on Wednesday, May 15, 2019

Convocados por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os atos também criticam a possibilidade de extinção da vinculação constitucional que assegura recursos para o setor e a proposta de reforma da Previdência.

Os atos acontecem em todas as capitais, DF e em cidades menores, polos de universidades ou institutos federais de educação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Brasília amanheceu com manifestações contra os cortes anunciados pelo MEC na educação foto: Sérgio Lima

Curitiba, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades realizam grandes manifestações.

Governo

Sobre as manifestações, o  presidente Jair Bolsonaro  afirmou que não gostaria de contingenciar verbas, mas que isso é necessário. Ele também declarou que os manifestantes são “uns idiotas úteis, uns imbecis”

.Para ele, “A maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8 não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil”, afirmou Bolsonaro nesta quarta, durante visita ao Texas (EUA).

Foto: Sind-UTE