Pior moeda do mundo: Real lidera ranking negativo com Guedes e Bolsonaro

Publicidade _

Enquanto Bolsonaro tenta demonizar a economia da Argentina, o peso apresenta desempenho melhor que o real

Entre as principais moedas do mundo, é o real brasileiro quem mais sofre com a disparada do dólar. Levantamento da consultoria financeira Refinitiv divulgado nesta quarta-feira (30) pelo InfoMoney aponta que, em 2020, o real desvalorizou quase 40% frente ao dólar.

As moedas dos países “emergentes” são os que mais sofrem com a pandemia, mas as contradições entre a equipe econômica do governo, comandada por Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro jogaram o real para a última posição entre as 14 principais do mundo, ficando bem atrás da lira turca, do peso argentino, do rublo russo, do rand sul-africano e do peso mexicano.

O dólar valorizou 39,60% ante o real neste ano, um índice bem maior que os registrados pela moeda estadunidense perante a turca (29,69%) e a argentina (27,25%), que tem sofrido com instabilidades desde o fim do governo de Maurício Macri. Bolsonaro, inclusive, tem usado a Argentina como exemplo negativo em diversos comentários recentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Investidores estariam incomodados com os embates internos do governo. “O mercado não compra mais esse discurso do Executivo, em que por um lado sempre defende o teto de gastos e a responsabilidade fiscal, mas por outro sempre anuncia planos que vão na contramão”, disse Breno Martins, da MAG Investimentos, à Bloomberg.

Publicado originalmente na FORUM