A Polícia Militar de Minas Gerais anunciou na última segunda-feira, dia 10/04/23, o lançamento da Operação de Proteção Escolar em todo o estado. Nas regiões do 52º Batalhão de Polícia Militar, que englobam Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos, a ação já está em vigor. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar e a Polícia Militar para a ampliação de medidas de prevenção e segurança nas creches, escolas públicas estaduais, municipais e escolas particulares.
Essa operação é uma resposta preventiva da PMMG à onda de violência sofrida por escolas de São Paulo e Santa Catarina. As escolas do Estado receberão visitas de equipes de policiais militares, que já estão realizando palestras em todas as escolas de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos, visando ampliar os aspectos relacionados à segurança escolar.
Toda à comunidade escolar está sendo contatada pelo 52º Batalhão e também pelas Secretarias Municipais de Educação, para elaboração de ações e estratégias preventivas nas instituições de ensino, aumentando a segurança dos alunos, professores e funcionários.
Fake News
A Polícia Militar ressalta que não houve qualquer anormalidade detectada pela sua inteligência em todo o Estado. E reforça que notícias falsas compartilhadas nas redes sociais não devem ser consumidas como verdade de imediato. É importante que as pessoas chequem as informações antes de repassá-las adiante. Qualquer informação sobre fakenews que envolvam ameaças às escolas pode ser relatada à Polícia Militar pelos telefones 190 ou 181 (Disque-denúncia).