Profissionais de educação e esportes dos distritos de Ouro Preto ganham novas ferramentas para incentivar a prática nas escolas e comunidades.
Nos próximos meses, estes profissionais vão participar de tutoriais e ciclos de formação promovidos pelas Trilhas do Saber, lançado este mês, em parceria da Vale com o Sesi-MG e com apoio do governo Angelo Oswaldo.
O que se quer é fortalecer o entendimento da prática esportiva como direito fundamental, reforçando sua conexão com o desenvolvimento humano.
Será uma oportunidade para os educadores que atuam no atendimento direto a projetos esportivos em escolas públicas ou particulares; profissionais de educação física e fomentadores de atividades físicas junto à comunidade nos territórios; professores que acreditam não ter potencial para brincar como elemento de diálogo e transformação social; treinadores que atuam de forma empírica com esporte em suas comunidades; e jovens que possuem perfil de liderança e interesse nas atividades de lazer e esporte.
“Antônio Pereira é um distrito que já tem um envolvimento muito forte com o esporte, desde as iniciativas nas escolas aos projetos sociais junto à comunidade. Acredito que o Trilhas do Saber, além de incentivar e contribuir para a prática esportiva, traz abordar de temas muito relevante para o desenvolvimento humano e promoção de valores junto a todos os envolvidos no projeto ”, ressalta Aline Tito, analista de Relacionamento com Comunidades da Vale.
Para Tânia Pessoa, analista de saúde do SESI-MG, o propósito da ação é auxiliar no desenvolvimento local, possibilitando iniciativas de fortalecimento esportivo, cultural e social para toda a comunidade.
“Sabemos que a prática esportiva, independente se o público atendido seja criança, adolescente ou idoso, é uma das principais ferramentas de promoção da saúde física e mental”, pontua.
Além disso, uma iniciativa vai capacitar para a gestão de projetos e a captação de recursos, garantindo, assim, a sustentabilidade das práticas.
Em outra frente, o Trilhas do Saber realizará tutorias nas escolas para oferecer aos professores e demais profissionais ferramentas de estímulo à cidadania e a interiorização de valores indispensáveis ao protagonismo infanto-juvenil. Haverá ainda uma etapa dedicada ao fortalecimento da conexão entre famílias e redes de apoio à criança e ao adolescente, gerando momentos de discussão e discussão que ampliem a atuação da rede esportiva nos territórios contemplados.
Foto: Sonda Tech