Pré-conferência Municipal de Assistência Social é realizada para as beneficiárias do Programa Inclusão Produtiva de Mariana

Pré-conferência Municipal de Assistência Social é realizada para as beneficiárias do Programa Inclusão Produtiva
Publicidade _

As pré-conferências de Assistência Social seguem acontecendo no município de Mariana! Na segunda-feira (05) e na terça-feira (06), realizamos o encontro no Centro de Convenções, com as beneficiárias do Programa Inclusão Produtiva (PIP). A Prefeitura de Mariana, até 29 de junho, irá realizar esses encontros que antecedem a Conferência, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), tendo como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Tanto na segunda-feira, onde nos reunimos com as beneficiárias que residem nos distritos e fazem parte do programa, quanto na terça feira (06), em que foi a vez das beneficiárias que residem na sede, discutimos sobre os eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social, debatemos e analisamos diversos pontos sobre o SUAS, para então extrair propostas de melhorias indicadas pelas participantes. Além de discussões referentes a questões específicas de cada localidade, de acordo com sua realidade. Esse momento de controle social da população é essencial para levantar questões necessárias a mudanças nas políticas públicas de assistência social em nosso município. Nesta oportunidade, as participantes tiveram abertura para expor suas questões e dificuldades de acordo com a realidade do lugar em que moram e suas carências.  

Esse processo de Controle Social e trocas com a população se dá, principalmente, para levantar propostas de acordo com as dificuldades, os problemas e as vulnerabilidades enfrentadas. Por isso, a relatoria registra todos os levantamentos a serem levados nos âmbitos municipal, estadual e nacional por meio das Conferências. Essas três esferas se juntam, por meio de pessoas delegadas  que foram eleitas, para torná-las políticas públicas, e proporcionar melhorias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Indianara Guimarães, 25, é beneficiária do programa, pelo Renda Mínima, e reside na sede (Bairro Santo Antônio): “foi um encontro muito proveitoso, não imaginava que ia ser assim, e me surpreendi. Eu nunca tive a oportunidade de participar de uma pré-conferência, mas com certeza estarei presente no dia 07, na Conferência Municipal”, ressaltou.

SOBRE O PROGRAMA

O objetivo do Inclusão Produtiva é capacitar, disponibilizar auxílio econômico e a promoção da dignidade e do desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, promover a inclusão e oferecer oportunidade de trabalho para os contemplados! 

O programa é destinado às mulheres que são chefes de família e estão em situação de vulnerabilidade social. O primeiro passo para participar do programa é estar com seu cadastro atualizado no CRAS de referência do território onde mora.

Caso você se encaixe nesses requisitos, pode procurar pela unidade do CRAS ou a unidade do Inclusão Produtiva, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, localizada na Avenida Primeiro de Janeiro, 210, Vila Maquiné, e realizar o seu cadastro com toda documentação necessária. Em seguida, a assistente social fará o atendimento e avaliação dando seu parecer para possível inclusão no programa.

Publicidade