Com a aproximação da 3° Conferência Municipal de Cultura de Mariana, os distritos de Mariana têm recebido as Pré-Conferências de Cultura.
Nesses encontros, tem-se presenciado discussões sobre as necessidades da classe artística de cada distrito, abrangendo as mais diversas expressões artísticas locais, bem como novas estratégias para impulsionar o turismo nessas regiões.
Durante cada pré-conferência, os representantes da sociedade civil de cada distrito são escolhidos pela própria população artística local para representá-los na Conferência Municipal de Cultura. Além disso, as demandas e sugestões levantadas durante as Pré-Conferências serão debatidas com maior ênfase durante o evento que ocorrerá no próximo sábado, dia 28 de Outubro, no Centro de Convenções.
Nessa ocasião, em parceria com a população e os artistas locais, será criado o Fundo Municipal de Cultura do município, além de estratégias para fortalecer e valorizar a cultura como um meio de inclusão e desenvolvimento social. Além disso, durante a Conferência Municipal de Cultura, será eleito o Conselho Municipal de Políticas Culturais, cuja principal função será estabelecer um diálogo simplificado e direto com a Secretaria de Cultura em nome da sociedade civil, sobretudo do meio artístico.
Para concorrer a uma vaga no Conselho, é necessário realizar um cadastro prévio na Secretaria de Cultura ou durante as pré-conferências, sendo obrigatório comprovar residência em Mariana há pelo menos dois anos. Estão disponíveis nove vagas para representantes, distribuídas entre as áreas artísticas e culturais, como música e artesanato.
Na semana passada, ocorreram pré-conferências nos distritos de Furquim, na segunda-feira, dia 16, na Escola Municipal de Furquim, em Cachoeira do Brumado, na quarta-feira, dia 18, na Escola Municipal Aníbal de Freitas, e em Padre Viegas, na sexta-feira, dia 20, no CEU das Artes.
Thalia Gonçalves, moradora de Cachoeira do Brumado, jornalista e autora publicada, ressalta a importância das pré-conferências municipais de cultura: “Esses encontros são mecanismos fundamentais para compreender a realidade de cada distrito, suas diversidades e manifestações culturais, muitas vezes negligenciadas. Mariana é uma cidade rica e plural, sua cultura engloba suas tradições e saberes. Por isso, vejo as pré-conferências como uma forma de descentralizar a visão e a compreensão de Mariana, abrangendo toda a sua extensão territorial.”
Larissa Gonçalves, eleita representante da sociedade civil do distrito de Padre Viegas, também destaca a importância das pré-conferências de cultura: “Esses encontros desempenham um papel fundamental em nosso município e em nossas vidas por diversas razões. Primeiramente, eles despertam a necessidade de identidade e pertencimento. A cultura é uma parte essencial de nossa identidade e desempenha um papel vital no desenvolvimento econômico, impulsionando o turismo, as indústrias criativas e a inovação. Em suma, as pré-conferências de cultura trarão uma nova perspectiva para nossa cidade e serão cruciais na promoção da diversidade e na conexão entre as pessoas de Mariana e suas adjacências.”