O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, se reuniu, nesta terça-feira (26), com o novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta.
Esse foi o primeiro encontro entre os dois.
Na pauta, o assunto principal foi o Itabira Sustentável, plataforma lançada pela Prefeitura, com apoio da mineradora, para estruturar o município para o período pós-mineração.
“Conversamos sobre a necessidade de acelerarmos os planos de ação do Itabira Sustentável, com atenções voltadas, especialmente, para a captação do Rio Tanque, a duplicação das rodovias MG-434 e MG-129 e a continuidade da Unifei Itabira”, afirmou o prefeito Marco Antônio, citanto projetos que são trabalhados pela Prefeitura com apoios estruturais e financeiros da Vale.
O Itabira Sustentável é um trabalho que já vem sendo desenvolvido há quatro anos, com apoio da mineradora.
A plataforma foi construída com ajuda de uma consultoria internacional financiada pela empresa.
Em uma das entregas mais importantes do programa até agora, a Faculdade de Medicina da Funcesi, a Vale fez os investimentos financeiros para a estruturação dos laboratórios.
“Foi uma construção muito bem feita até aqui, com envolvimento da sociedade e de entidades civis. Agora chegou a hora de acelerarmos, com foco total na diversificação da economia de Itabira. A Vale, certamente, será uma parceira nesta escalada”, seguiu Marco Antônio Lage.
Também participaram do encontro o gerente-geral das minas de Itabira, Daniel Daher; o presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler; e o presidente do Sindicato Metabase, André Viana, representante dos trabalhadores no Conselho.