Representantes de 27 municípios se reuniram na UniFuncesi em Itabira para discutir a implantação do Samu Regional. A reunião foi organizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba para Gerenciamento do Samu (Cis-Urg Médio Piracicaba) e contou com a presença de prefeitos e secretários de saúde da região. Durante o encontro, foi aprovado o cronograma de implantação do serviço, que tem previsão para ser inaugurado em agosto.
Além disso, também foi aprovado o protocolo de intenções e assinado o contrato do consórcio público que gerenciará o serviço. O estatuto do consórcio também passou por alterações e foram definidas as ações que os municípios consorciados deverão seguir para colocar o serviço em funcionamento. A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, destacou a união de todos os municípios para efetuar a implantação do serviço e afirmou que a iniciativa deve gerar benefícios em outras áreas da Saúde.
O Samu Regional contará com uma central de regulação em Itabira e bases de apoio em outras cidades da região. Serão disponibilizadas 13 ambulâncias, sendo que João Monlevade receberá uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O serviço será mantido com recursos do Governo do Estado, Governo Federal e dos municípios.
Apesar da regionalização do Samu, a Prefeitura de João Monlevade continuará apoiando o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), que presta serviços gratuitos para a comunidade há mais de 180 mil horas. A iniciativa é considerada de extrema relevância para o município.
A atualização do Samu Regional é um esforço conjunto de todos os prefeitos e secretários de saúde das cidades envolvidas e demonstra a importância da união entre as regiões para alcançar benefícios para a população na área da Saúde.