Início Cidades Barão de Cocais Prefeitura analisa implantação de sistema de lavagem de veículos

Prefeitura analisa implantação de sistema de lavagem de veículos

Cidade convive com alto índice de poluição e caminhões são um dos fatores de incômodos e sujeira.

Construção de "rodolúvio" deve amenizar problemas de sujeira causadas por caminhões em Barão de Cocais.

Para diminuição do impacto causado pela poeira no município, a Prefeitura de Barão de Cocais está discutindo a elaboração de projeto de lei para a implantação do sistema de lavagem em caminhões de empresas que circulam na área urbana da cidade. O objetivo é estabelecer um acordo com as empresas a realizarem a lavagem dos veículos antes de adentrarem na cidade.

Buscando alternativas para o cenário, o prefeito Décio dos Santos, o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Lage, e os secretários adjuntos, Leonei Pires e Bernardo Pessoa, realizaram na última segunda-feira (20) uma visita a um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Congonhas.

Recebidos pelo prefeito da cidade, Dr. Cláudio Dinho, e secretários municipais, os representantes visitaram dois pontos do chamado “lava-rodas”, locais onde são realizados a lavagem das rodas dos veículos antes de circularem dentro do município.

Os sistemas de lavagem de veículos são desenvolvidos para a limpeza de rodas e chassis. O veículo atravessa lentamente a estrutura de aspersores de alta tensão, realizando a lavagem ao longo de todo o comprimento. O equipamento possui suporte para que a água utilizada seja tratada e reaproveitada.

Avaliação

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Cristiano Lage, “a implantação e o cumprimento da lei no município trará melhoria na limpeza urbana, minimização da poluição visual, promoção da qualidade de vida, bem-estar da população, mitigação de vários impactos ambientais e melhoria na qualidade do ar”.

Para o prefeito Décio dos Santos, a proposta visa responder a um desafio antigo do município, “criando um ambiente limpo e colaborativo, no qual as empresas contribuam com a limpeza interna da cidade, diminuindo os impactos causados pela poeira oriunda da mineração e de outros empreendimentos”.

Sair da versão mobile