A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) de Itabira, busca a reativação do projeto Patrulha Agrícola até meados deste ano, para auxiliar os produtores rurais. Uma comissão formada por servidores municipais da área trabalha na elaboraração um diagnóstico e uma proposta de reestruturação.
Participaram do estudo o responsável pela SMAA, Mauro Lúcio Ferreira, e os servidores Marcelo Lage Chaves, Antônio Adelson de Oliveira Santos e Fábio Lúcio de Oliveira Saez. Desde fevereiro, a equipe realizou diversas reuniões e discussões sobre o tema, entre elas: análise de experiências, avaliações operacionais, financeiras e a formatação e metodologia que serão empregados no funcionamento da nova versão do Patrulha Agrícola. Para avaliar a opinião dos produtores rurais, a comissão realizou uma pesquisa e, dentre outros resultados, o fato de 97% dos produtores serem favoráveis ao retorno do projeto chamou a atenção da comissão.
“Também sou um produtor rural e sei bem o quanto esse apoio da patrulha é importante para esse pessoal do campo. Especialmente o pequeno produtor não tem condições de arcar com a diária de uma máquina particular”, afirmou o prefeito Marco Antônio.
Ele destacou o papel da agropecuária na diversificação econômica do município e o compromisso do poder público de fornecer condições para que esse setor se desenvolva.
De acordo com o secretário de Agricultura, foi solicitado a garantia do atendimento prioritário aos pequenos produtores e agricultores familiares nas operações de preparo, correção, plantio, confecção de silos, sulcamento, serviços de movimentação de solo e transportes.