Início Cidades Itabirito Prefeitura de Itabirito abre chamamento público para restauração do antigo quartel

Prefeitura de Itabirito abre chamamento público para restauração do antigo quartel

Prefeitura de Itabirito abre chamamento público para restauração do antigo quartel

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, está com chamamento público aberto para seleção de organização da sociedade civil com interesse na restauração do prédio do antigo quartel da Polícia Militar, localizado no bairro Boa Viagem.

Após a restauração, o imóvel que já foi sede dos poderes Legislativo e Executivo municipal, será transformado em Centro Cultural e receberá o memorial do centenário de Itabirito, que será comemorado neste ano.

O chamamento público prevê a restauração do imóvel mediante a transferência de recursos financeiros, por meio da formalização de termo de colaboração. O imóvel representa um dos vários exemplares arquitetônicos de Itabirito constituídos no início do século XX, à época da então Itabira do Campo.

“Nosso intuito é resgatar nossas raízes por meio da restauração do prédio. Oportunizar que as novas gerações conheçam nossa história em um memorial do centenário e em um prédio imponente é empolgante. É garantia de fomento ao turismo e perpetuação da história de Itabirito”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

Os envelopes serão recebidos e abertos no dia 10 de março, às 14h, na Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, na Rua do Rosário, nº 67, no bairro Boa Viagem.

Cessão do prédio

O prédio do antigo quartel pertencia ao Estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Itabirito conquistou oficialmente a cessão do imóvel em maio de 2022. O termo de cessão gratuita foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 20 do mesmo mês.

O imóvel resistiu a dois incêndios em 2021, quando ainda pertencia ao Estado. Atualmente, o prédio está interditado pela Defesa Civil e aguarda pela restauração.

“O prédio está intimamente ligado à história de Itabirito. Sua restauração representa um importante legado para a população, propiciando acesso a diversas manifestações culturais e reafirmando nosso compromisso com a valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural da cidade”, ressaltou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.

Sair da versão mobile