Prefeitura de Itabirito apresenta revisão do plano de contingência

Prevenção contra enchentes e ações integradas foram discutidas no caso de emergências.

Monitoramento do rio Itabirito será feito por meio de sistema de sonar e sinais sonoros e luminosos nos locais de inundação.
Publicidade _

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, apresentou nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, a versão inicial da revisão do plano de contingência municipal visando à prevenção e à atuação assertiva em caso de enchentes.

A reunião, na sede da Defesa Civil Municipal, no bairro Santa Efigênia, contou com a participação de representantes do Poder Executivo e do Saae, além do corpo técnico
da Defesa Civil.

A revisão do plano será apresentada aos representantes do Poder Legislativo municipal na próxima semana e, na sequência, ao Ministério Público e à sociedade civil itabiritense.

Observação e monitoramento

O plano de contingência estabelece três níveis para o cenário de inundação em caso de fortes chuvas como as ocorridas em janeiro deste ano. “O objetivo do plano de contingência é assegurar a observação e o monitoramento qualificados da situação de todo o município, em tempo real, visando minimizar as consequências de eventos como as fortes chuvas que afetaram Itabirito em janeiro deste ano”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Filipe Delabrida.

Cooperação entre Prefeitura e Saae

Durante a reunião, foi discutida a assinatura de acordo de cooperação técnica entre Prefeitura e Saae visando ao compartilhamento dos bancos de dados a fim de assegurar a atuação conjunta em caso de eventuais urgências e emergências no município.

Atuação integrada

O plano também prevê a atuação integrada das forças de segurança e das Secretarias municipais com a finalidade de garantir ações como acolhimento da população das áreas de risco e definição de rotas alternativas para manutenção de serviços essenciais, como a rede de saúde.

“A fim de utilizar a tecnologia como aliada da população, a Prefeitura também deu início ao processo licitatório para implantação de sistema de monitoramento do rio por meio de sistema de sonar e sinais sonoros e luminosos nos locais de inundação”, acrescenta o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro.

Publicidade