Prefeitura de Itabirito capacita monitores escolares em noções de primeiros socorros

Treinamento orientou os profissionais sobre cuidados básicos de proteção à vida, em situações como ferimento, fratura, hemorragia, crise convulsiva, imobilização e outras ocorrências.

A atividade foi realizada na Escola Municipal José Ferreira Bastos e reuniu 125 servidores.
Publicidade _

A Secretaria Municipal de Educação de Itabirito, promoveu no início deste mês capacitação em noções de primeiros socorros para monitores de apoio escolar. O objetivo da atividade foi oferecer treinamento para identificação e ação preventiva em situações de emergência até que o suporte médico seja acessado.

Participaram do minicurso monitores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs supervisionando crianças de 0 a 3 anos. A atividade foi realizada na Escola Municipal José Ferreira Bastos e reuniu 125 servidores.

“Quando se trata de seres humanos, temos de cuidar do outro como cuidaríamos de nós mesmos, com um olhar diferenciado. É isso que estamos buscando: cuidar do outro com empatia em primeiro lugar e afirmando a importância do trabalho dos monitores com as nossas crianças”, afirma a coordenadora do Cmaee, Denise Couto.
Atendimento primário

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A capacitação, ministrada pelo sargento Edvandro Gomes e pela brigadista Karina Aquino, da Brigada Municipal, orientou os profissionais sobre cuidados básicos de proteção à vida, em situações como ferimento, fratura, hemorragia, crise convulsiva, imobilização, aferição de sinais vitais e engasgo.

“O primeiro atendimento é fundamental, uma vez que, até a chegada do brigadista, uma pessoa capacitada em primeiros socorros conseguirá realizar o atendimento de forma eficaz, não dispensando a atuação dos brigadistas, porém fornecendo essa primeira assistência emergencial”, acrescenta o coordenador adjunto da Brigada Municipal, sargento Edvandro Gomes.
De acordo com a Lei Federal nº 13.722/2018, mais conhecida como Lei Lucas, a capacitação em noções básicas de primeiros socorros é indispensável para os profissionais de escolas do ensino básico e espaços de recreação infantil.

“Essa capacitação para os monitores de apoio, que são aqueles que trabalham diretamente no cuidado das crianças de creches municipais, além de cumprir a Lei Lucas, tem o intuito de dar suporte a essas pessoas para fazer os primeiros socorros nas escolas quando necessário”, destaca a secretária de Educação, Iracema Mapa.