Prefeitura de Itabirito conquista parceria que acaba com a fila para atendimento odontológico

Publicidade _

OdontoSesc abre suas portas, no estacionamento do Parque Ecológico, para atender população.

Chegou em Itabirito a carreta do OdontoSesc. Com previsão de ficar até março na cidade, a iniciativa pretende atender um mínimo de 130 itabiritenses, realizando mais de 1500 consultas, em uma média de 6 mil procedimentos clínicos. “A carreta OdontoSesc é uma oportunidade ímpar para a nossa gente, porque a saúde bucal é muito importante, e tenho certeza que as pessoas que se cadastraram, que vierem, vão ter um atendimento de primeiríssima qualidade”, destacou Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito, durante a inauguração do espaço, no dia 22 de janeiro.

Os atendimentos são destinados às pessoas que se cadastraram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A parceria ainda atende o Sindicato do Comércio. “A carreta é muito higiênica, bem preparada, estruturada para o atendimento de todos. Itabirito tem um grande presente, que atenderá muito bem a toda a população, principalmente quem mais precisa”, concluiu o prefeito.

Para o secretário de Saúde, Marco Antônio Marques Félix, “a carreta se torna um ponto de encontro para pessoas que esperam esse tratamento, com dignidade e respeito, como todos merecem ser tratados”. “Nós estamos modificando as vidas dessas pessoas, porque elas vão voltar a sorrir. Muitas delas acabam sendo excluídas do convívio social, exatamente por ter essas alterações na cavidade bucal. Então isso vai ser um momento muito importante para o município e, particularmente, para essas pessoas mais carentes”, afirma o secretário.

A supervisora de serviços odontológicos do Sesc em Minas, Juliana Pereira, explica que a carreta OdontoSesc é uma unidade móvel composta por quatro cadeiras odontológicas completas, salas de esterilização, expurgo, escovódromo e um raio X. “É totalmente equipada para fazer o atendimento à população. Aqui fazemos restaurações, extrações simples, raspagem, limpeza, instrução de higiene e avaliação bucal num todo”, detalha a supervisora.

Para que a carreta seja realmente bem aproveitada pela população, Juliana Pereira enfatiza que a parceria com o paciente é fundamental, já que são necessárias algumas visitas ao local para encerrar o tratamento. Em função disso, as equipes realizam um trabalho de acolhimento e conscientização das pessoas, para que entendam a importância de cuidar da saúde bucal. “O paciente que estiver interessado tem que procurar a unidade de saúde para se cadastrar e entrar na fila de espera. À medida que a gente encerra o atendimento aos pacientes, chamamos mais”, completa.

E a parceria da Prefeitura de Itabirito com o Sesc em Minas não para por aí. As próximas carretas programadas para estacionarem na cidade são de cuidados para a saúde da mulher e de oftalmologia.

OdontoSesc

Criado em 1999, a iniciativa conta com cinco carretas, que circulam o Brasil, atendendo à população. São disponibilizados dentistas e técnicos, que atendem a uma média de 2 mil pessoas, com mais de 121 mil procedimentos ao ano.

Publicidade