A Prefeitura de Itabirito segue fomentando alternativas para alavancar a economia e reduzir os impactos econômicos provocados pela pandemia nas atividades do pequeno produtor e do agricultor familiar local.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento concede, semanalmente, matéria orgânica como forma de apoio aos produtores. Cada semana um produtor é contemplado com a doação de um caminhão de esterco, que equivale a 5 m³, entregue na propriedade rural. Até agora, 13 produtores receberam o material.
Alternativas para a produção
A iniciativa é fundamental para o agricultor que não tem grandes alternativas de matéria prima para a produção de composto orgânico, sobretudo os produtores que trabalham com a produção de hortaliças.
“Estamos incentivando o plantio de gramíneas e aproveitamento de podas para a produção de composto orgânico de forma sustentável e econômica, mas o fornecimento de esterco é fundamental no processo de produção”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.
Incentivo ao cultivo de orgânicos
A distribuição de esterco faz parte de um programa da Secretaria que incentiva a transição do cultivo convencional para o cultivo orgânico e agroecológico, sem uso de agrotóxicos.
“A agricultura é minha única fonte de renda, então essa assistência é muito importante para nós, produtores. O esterco também nos auxilia muito na produção de hortaliças orgânicas”, declarou o agricultor familiar Sebastião Carlos da Silva.