Com o objetivo de incentivar e investir em ideias inovadoras, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG Itabirito) realizaram, na última semana, uma reunião visando à estruturação do programa Ambiente de Inovação.
Durante o encontro, foram discutidas as ações de divulgação do programa e as próximas etapas de implantação, além de visita técnica a um dos laboratórios da instituição, na qual alunos e uma estagiária estão desenvolvendo um projeto que promete inovar no setor de fechaduras.
A parceria é um marco para o município. “Os alunos têm oportunidade ímpar de desenvolver projetos promissores por meio da tecnologia disponibilizada pelo Ambiente de Inovação. Toda a comunidade é beneficiada com a iniciativa”, avalia o gestor de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carlos Magno.
Investimento
A Prefeitura de Itabirito, por meio da assinatura de um termo de fomento, disponibilizou aporte de R$ 120 mil para financiar o Ambiente de Inovação. O investimento estimulará o empreendedorismo e o trabalho em equipe, bem como o desenvolvimento de inovações.
“A cooperação entre estudantes, pesquisadores, empresários e empreendedores fomentará a transformação de ideias em soluções tecnológicas. A iniciativa garantirá renda e melhorias na qualidade de vida da população itabiritense e expertise aos alunos e pesquisadores por meio de ideias inovadoras”, acrescenta o diretor de desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Douglas Cardoso.
A previsão é de que o Ambiente de Inovação passe a receber e trabalhar projetos a partir do segundo semestre deste ano.
“Promover a troca de ideias em um ambiente que propõe a inovação garante aos envolvidos a troca de experiências e a experimentação da teoria sobre a qual se debruçaram para criação de novas ideias. O espaço agrega valor ao que o IFMG desenvolve no dia a dia. O incentivo da Prefeitura é fundamental para tornar real o sucesso das ideias promovidas pela comunidade acadêmica”, finaliza o diretor do IFMG Itabirito, Daniel Fonseca.