Prefeitura de Itabirito inicia projeto para armazenamento de águas pluviais em parceria com a UFMG

Prefeitura de Itabirito inicia projeto para armazenamento de águas pluviais em parceria com a UFMG
Publicidade _

Com o intuito de promover a preservação dos recursos hídricos, a Prefeitura de Itabirito, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, deu início no fim de fevereiro, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a um projeto visando à construção de cisternas para armazenamento de águas pluviais.

A iniciativa, realizada no âmbito do Projeto Manuelzão, consiste inicialmente em visitas técnicas a espaços públicos com o objetivo de analisar a viabilidade da construção de cisternas a fim de garantir reserva técnica de recursos para distritos e zonas rurais a partir do armazenamento de água de chuva.

O projeto prevê, ainda, a capacitação de moradores locais e de recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Itabirito (Apac) para elaboração e construção de cisternas.

Publicidade
_

“Estamos iniciando os estudos do projeto para armazenar recursos hídricos e promover ainda mais a educação ambiental em Itabirito. A ação tem caráter socioambiental, formando pessoas que serão capazes de construir cisternas para empresas e produtores rurais, gerando renda para famílias do município”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Frederico Leite.

Projeto Manuelzão

 O Projeto Manuelzão foi criado pela UFMG, em 1997, para lidar com questões ambientais na Bacia do Rio das Velhas. Desde então, vem alcançando resultados importantes na preservação do meio ambiente da região.

Publicidade