A Prefeitura de Itabirito e representantes do Governo do Estado de Minas Gerais se reuniram na última quarta-feira, dia 23 de junho, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – Iepha, em Belo Horizonte.
Na ocasião, foram discutidas proposições relacionadas à preservação do patrimônio histórico e cultural de Itabirito.
O encontro contou com a presença do prefeito Orlando Caldeira; da secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo; do secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira; do subsecretário Maurício Canguçu; e do presidente do Iepha, Felipe Pires.
Uma das pautas foi o pleito de doação para o município do casarão que abrigava o antigo Quartel da Polícia Militar, atingido por um incêndio em março deste ano. A intenção da administração municipal é restaurar a edificação, primeira sede da Prefeitura e da Câmara de Itabirito, implantando um Centro Cultural com o memorial do centenário de Itabirito, que será comemorado em 2023.
Também foi discutida a possibilidade de implantação de cabeamento subterrâneo no Centro Histórico do município.
“Uma das marcas da nossa administração é a inovação. Mas jamais podemos esquecer as nossas raízes e deixar de lado a valorização da rica história de Itabirito. É justamente isso que pretendemos por meio dessas solicitações apresentadas ao Governo do Estado”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.