Durante o mês de fevereiro, diversas iniciativas trouxeram informação para os atendidos e os profissionais da Saúde em Itabirito.
A Prefeitura realiza treinamentos e palestras constantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itabirito. Durante o mês de fevereiro, diversas iniciativas trouxeram informações aos pacientes e seus acompanhantes das UBS, além de capacitação para os profissionais da Saúde. “As ações ajudam a deixar os usuários bem informados sobre promoção, prevenção de doenças e políticas públicas do setor e mantêm os funcionários melhor capacitados para prestar uma assistência de qualidade, atendendo às necessidades e anseios dos usuários”, afirma Márcia Souza, superintendente da Atenção Primária de Saúde.
Aproximadamente 30 pessoas, que estiveram na sala de espera da UBS Santa Rita, no dia 20 de fevereiro, assistiram a uma palestra sobre o tema Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A atividade foi ministrada pela médica Délzia Magalhães e pelos enfermeiros Adilson Vianna e Priscila Domingos, com participação dos agentes comunitários. O público recebeu informações sobre formas de contaminação, malefícios e como se prevenir, em especial, devido à proximidade do Carnaval, quando há aumento de casos de DSTs. Também foram prestadas informações sobre como ter um Carnaval seguro, perigos do uso de bebida alcoólica, cuidados no trânsito e respeito às diferenças.
Já no dia 18, todos os agentes comunitários de saúde da UBS São José receberam informações e esclarecimentos de dúvidas sobre preparo para exames laboratoriais. A capacitação foi ministrada pela Biomédica Camila de Oliveira, que deu dicas para agilizar os atendimentos na unidade básica da região.
Os usuários da UBS Nossa Senhora de Fátima receberam informações sobre o Conselho Municipal de Saúde no dia 19. O órgão é independente, deliberativo e fiscalizador, responsável, juntamente com o poder público, pela elaboração e atualização das políticas municipais de saúde.