A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou recentemente a retirada da primeira remessa de húmus de minhoca. Foram produzidos cerca de 800 kg do material a partir de minhocário instalado no viveiro municipal.
A produção do húmus visa incentivar a minhocultura no município, uma linha de pesquisa que utiliza a criação de espécies de minhocas para conversão de resíduos orgânicos em substratos para plantas.
“A primeira remessa é a concretização de um investimento. Agora distribuiremos as minhocas para produtores, projetos escolares e população em geral visando ao aproveitamento de resíduos para a produção de húmus. A próxima ação será o experimento da produção de húmus a partir também de resíduos não processados gerados em cozinhas industriais”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.
Fertilizante natural
O húmus de minhoca é um tipo de fertilizante natural de solo que pode ser utilizado no cultivo de hortaliças, frutíferas, ornamentais e outras culturas. O material traz diversos benefícios para o plantio em razão da riqueza em nutrientes, bactérias e microrganismos positivos para as plantas.