A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, recebeu nesta terça-feira, dia 13 de junho, um vagão ferroviário que foi adaptado para se tornar um vagão gastronômico. A entrega foi realizada pela mineradora Vale, no Complexo Turístico da Estação. O vagão, que foi restaurado, conta com uma estrutura completa de pias, bancadas, higienizadores de mãos, ar condicionado e sistema hidráulico para proporcionar maior conforto à população na hora de adquirir o famoso pastel de angu, além de garantir a higiene e segurança necessárias no manuseio da iguaria itabiritense.
O prefeito Orlando Caldeira ressaltou que essa conquista é um marco para todo o município, tornando-se uma referência para aqueles que desejam saborear o pastel de angu e gerando renda para as mantenedoras, importantes guardiãs do modo tradicional de fazer a iguaria. Além disso, a iniciativa mantém a história da cidade, que também foi construída por meio dos trilhos da estrada de ferro.
O vagão será uma nova experiência gastronômica para itabiritenses e turistas, proporcionando uma viagem no tempo, já que foi montado sobre um trilho que remete à ferrovia pela qual Itabirito se desenvolveu. A secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo, destacou que essa entrega celebra não só a gastronomia local, mas também outras tradições, como a dos ferroviários, que estão intimamente ligadas à história da cidade.
O vagão foi rebocado de um dos pátios da mineradora Vale, em Vitória, no estado do Espírito Santo, e passou por uma restauração completa realizada por uma empresa especializada. Ele foi instalado sobre o trilho na última semana, e o local foi revitalizado. O próximo passo será a grafitagem do espaço, retratando pontos turísticos e históricos de Itabirito.
A Vale, por sua vez, enxergou nessa iniciativa uma oportunidade de patrocinar e investir em uma ideia que valoriza a cultura local e promove o devido valor ao pastel de angu. O diretor de relacionamento com comunidades da Vale para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Luiz Henrique Medeiros, finalizou ressaltando a importância desse projeto tão interessante para a região.