Dando sequência a mais uma das diversas ações de combate à dengue, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde do município (Visa), continua a aplicação de inseticida com bomba costal, para eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Esta semana, a aplicação abrange as ruas de maior incidência de casos da dengue nos bairros Loanda, Teresópolis, Petrópolis, Novo Horizonte e Santa Bárbara. Na segunda-feira (5), a atividade foi realizada nas ruas 16, 18, 24, 30, 34, 36, A, Botafogo e na avenida Cândido Dias, no bairro Loanda.
Na terça-feira (6), a aplicação aconteceu nas ruas Inglaterra, João Evangelista, Canadá, Alemanha, Itália e Leonardo Diniz, no bairro Teresópolis, e nas ruas Uruguai e Hungria, no Petrópolis.
Na quarta-feira (7), a aplicação ocorre nas ruas Alberto Scharlé, Santa Luzia, Realeza, Ametista, Dr. Antônio Mascarenhas, Felipe dos Santos, Riachuelo, Vereador Nozinho Caldeira, Santa Rita, 13 de Maio, Bernardo Sayão e na avenida Getúlio Vargas, na região dos bairros Novo Horizonte e Santa Bárbara.
Cuidados
A aplicação do inseticida é realizada após as 18h porque é nesse período que a fêmea do mosquito sai do seu abrigo para procurar alimento (no caso, sangue), para maturação dos ovos.
A Visa recomenda que todas as residências com pessoas acamadas ou com problemas respiratórios permaneçam com as janelas fechadas nesse horário. Comedouros e bebedouros de animais devem ser guardados e pássaros precisam ser protegidos em área fechada.