A Prefeitura de João Monlevade, em parceria com a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom), promove a partir da próxima segunda-feira (3 de julho), a coleta seletiva de materiais recicláveis em todos os bairros da cidade.
Assim a administração dá um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental e à conscientização da população.
Essa iniciativa representa um marco significativo no compromisso da Prefeitura e da Atlimarjom em promover a reciclagem e reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos.
Com a coleta seletiva, os cidadãos terão a oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente, com a separação correta dos materiais recicláveis.
Antes do início efetivo da coleta seletiva, a Prefeitura e a Atlimarjom estão empenhadas em realizar um trabalho de conscientização junto à comunidade, com visitas em todas as residências da cidade.
Participação da população
O objetivo é informar e orientar os moradores sobre a importância da separação adequada dos resíduos, os benefícios da reciclagem e como participar ativamente desse processo.
“É fundamental ressaltar a importância da participação de todos nesse processo. A reciclagem não acontece apenas nos caminhões de coleta, mas começa em nossas casas, no momento em que separamos os resíduos de forma adequada”, reforça o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva.
A população, ao separar os materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal, contribui para a preservação dos recursos naturais, a redução da poluição e o aumento da vida útil dos aterros sanitários, reafirma o secretário.
A dona de casa Maria Antônia da Silva, já recebeu a visita dos voluntários da coleta em sua casa. Ela que mora no bairro Sion, disse que sempre separou os recicláveis.
“Antes não recolhiam, agora vão coletar e acho muito importante esta iniciativa. Podem contar comigo”, falou.
O que é coletado
Podem ser separados para a coleta papéis em geral, como jornais, revistas, caixas de leite e suco, assim como latas de alumínio, panelas e sucatas de aço.
Embalagens vazias de comprimidos, como blisters, garrafas PET, sacolas, copos e pratos de plástico também são recicláveis.
Além disso, os caminhões farão a coleta de óleo usado, que deve ser armazenado em garrafa pet.
Também é importante acondicionar os vidros separadamente e, caso estejam quebrados, devem ser identificados para evitar acidentes.
Confira o cronograma da coleta:
Segunda-feira
Areia Preta, Vila Tanque, Baú, Laranjeiras, Metalúrgico, Belmonte, Santo Hipólito, Teresópolis, Petrópolis e Nova Monlevade.
Terça-feira
JK, Rosário, Mangabeiras, Vale do Sol, José Elói, São João, São Jorge, Castelo, São Benedito, Burian, Tanquinho 1 e 2, Sion, Paineiras, Campos Elísios, Nova Esperança, Nova Aclimação, Cidade Nova, Boa Vista, Nova Cachoeirinha, Ponte Funda e Campo Alegre
Quarta-feira
Lucília, São Geraldo, Satélite de Baixo, Satélite de Cima, José de Alencar, Loanda, Vera Cruz, Palmares, ABM, Estrela Dalva, Santa Cecília, Cruzeiro Celeste, 1º de Maio, Corumbiara de Vanessa e Monte Sagrado.
Quinta-feira
Nossa Senhora da Conceição, Alvorada, Lourdes, República, Aclimação, Novo Horizonte, Centro Industrial, Santa Cruz, Amazonas, Jacuí, Serra do Egito, Pedreira, Santa Bárbara, Vale da Serra, Recanto Paraíso, Industrial e Ipiranga.
Sexta-feira
Carneirinhos, Empresas, Novo Cruzeiro, Ernestina Graciana, Promorar e Planalto.
Foto: Atlimarjom e Acom/PMJM