Prefeitura de João Monlevade promove 5º Festival de Bocha Adaptada

O evento acontece no próximo dia 23 (sábado), na Praça do Povo, das 9h às 12h.

Disputa de bocha acontece na manhã do dia 23 de setembro, na Praça do Povo.
Publicidade _

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizará o 5° Festival de Bocha Adaptada.
O evento acontece no próximo dia 23, sábado,na Praça do Povo, das 9h às 12h.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, o evento de bocha adaptada já é tradicional em João Monlevade, promovendo a inclusão e a promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência.
“Além desse evento, faremos outros ainda nesse ano para proporcionar igualdade de oportunidade e promover a inclusão”, afirmou Samir.

Ele destacou ainda que esses eventos também podem promover a interação social, a autonomia e a autoestima dos participantes.

A bocha adaptada proporciona benefícios físicos, como o desenvolvimento de força muscular, coordenação e equilíbrio, além de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais.

O Festival conta com o apoio da Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade e Região (Acinpode) e da Personal Trainer Débora Martins.

A modalidade

A Bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo um dos esportes mais democráticos do mundo.

O esporte não tem restrições de idade, gênero ou limitações físicas.
Cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante uma partida, objetivando marcar pontos ao posicioná-la o mais próximo possível do bolim (bola menor que é lançada inicialmente como alvo).
O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes.

A partida pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador.

A Bocha é um jogo competitivo presente nos momentos de lazer e recreação e até no mais alto nível de competição.

Atualmente é reconhecida por entidades oficiais de nível internacional, inclusive, já se tornando um esporte paralímpico.

Foto: escola educação.com

Publicidade