Prefeitura de Mariana disponibiliza Passe Escolar e Ajuda de Custos para estudantes do município 

Prefeitura de Mariana disponibiliza Passe Escolar e Ajuda de Custos para estudantes do município
Publicidade _

Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Mariana realizou a reabertura dos processos de solicitação para Passe Escolar e Ajuda de Custos, destinados aos estudantes de ensino médio e pós-médio residentes em Mariana.

Os interessados devem realizar a solicitação através de processo PRO a ser protocolado no Setor de Documentação e Arquivo, de 08h às 17 horas, localizado no prédio da Prefeitura de Mariana – Praça JK, S/Nº, Centro.

As inscrições estarão abertas até o preenchimento total das vagas!

Publicidade
_

CONFIRA AS ORIENTAÇÕES E REQUISITOS NECESSÁRIOS:

Especificações – Passe Escolar

– O Passe Escolar será concedido, exclusivamente, ao estudante de Ensino Médio e Pós-Médio que utiliza linha regular de ônibus intermunicipal para o deslocamento de sua residência até a escola, observadas as normas a seguir elencadas: 

-Preferencialmente alunos que estudaram na Rede Pública de Ensino. 

-Ter residência na sede, distrito ou zona rural do Município de Mariana, comprovado o domicílio mediante apresentação das três últimas faturas de energia e/ou telefonia em seu próprio nome, do seu genitor ou cônjuge. 

– Estar matriculado no Ensino Médio ou em curso regular e presencial de graduação ofertado por instituição de ensino superior – declaração de matrícula original.

–  Comprovar as condições socioeconômicas de acordo

Especificações – Ajuda de Custo

– A Ajuda de Custo para pagamento de transporte de estudantes que estejam cursando estabelecimento de ensino dentro de um raio de 150 (cento e cinquenta) quilômetros da sede do Município de Mariana, matriculados em curso que não sejam oferecidos por instituições de ensino superior instaladas no Município, será concedida mediante a observação das normas a seguir elencadas: 

– Preferencialmente alunos que estudaram na Rede Pública de Ensino.

-Ter residência na sede, distrito ou zona rural do Município de Mariana, comprovado o domicílio mediante apresentação das três últimas faturas de energia e/ou telefonia em seu próprio nome, do seu genitor ou cônjuge. 

– Estar matriculado em curso regular e presencial de graduação ofertado por instituição de ensino superior – declaração de matrícula original. 

-Comprovar as condições socioeconômicas, mediante os seguintes critérios:

  1. Preencher Termo de Responsabilidade, Declaração de Ausência de Rendimentos e Declaração de rendimentos, que serão fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, caso seja selecionado.
  2. Declaração de Rendimentos de Aluguel e Declaração de Pensionamentos.

 III. Declaração de não recebimento de bolsa: permanência, extensão, inicialização científica e monitoria, assinada e carimbada pela instituição.

SOBRE AS INSCRIÇÕES:

– As inscrições acontecerão por meio de processo (PRO) a ser protocolado no Setor de Documentação e Arquivo, situado no Prédio da Prefeitura Municipal de Mariana, localizado à Praça JK, S/Nº, centro, de 08 às 17 horas, endereçado à Secretaria Municipal de Educação.

– O interessado deverá cadastrar-se gratuitamente, sendo a inscrição relativa à concessão de Passe Escolar ou Ajuda de Custo, esse último no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais). 

– O estudante de Ensino Médio e Pós-Médio que utiliza linha regular de ônibus municipal para o deslocamento de sua residência até a escola não precisará abrir PRO para solicitar o Passe Escolar, haja vista o projeto TARIFA ZERO criado pelo Poder Executivo Municipal.

– Os estudantes que realizaram inscrição no ano de 2022 deverão atualizar suas informações (declaração atualizada de matrícula no caso de ensino presencial, comprovantes de residência e de renda atuais a cada período/ módulo escolar) utilizando o mesmo processo (PRO) já protocolado junto ao Setor de Documentação e Arquivo. 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

– Documentos pessoais de todos os membros do grupo familiar – RG e CPF. Comprovante de matrícula oficial com assinatura e carimbo da instituição.

– Comprovante de Residência – fatura de energia elétrica ou telefonia – dos últimos 3 (três) meses, em seu próprio nome, de seu genitor ou cônjuge; 

-Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental. 

– Declaração da instituição de que as aulas estão acontecendo de forma presencial. 

– A comprovação de emprego e salário de todos que residem no núcleo familiar se dará da seguinte maneira: 

I – Para os que se declararem servidores públicos ou trabalhadores formais será exigido cópia do contracheque recente ou contrato de trabalho; 

II – Para os que se declararem autônomos ou profissionais liberais, será exigido Extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS e Cadastro Único – Cad Único dos Programas Sociais do Governo Federal; 

III – Para os que se declararem aposentados ou pensionistas, será exigido Extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS; IV – Para os que se declararem Micro e Pequeno Empreendedor, será exigido comprovante de MEI, emitido pelo site http://www.portaldoempreendedor.gov.br.

-Ficha de requerimento, assinada pelo solicitante ou responsável legal

Publicidade