Prefeitura de Mariana oferece formação para gestores culturais do município

Prefeitura de Mariana oferece formação para gestores culturais do município
Publicidade _

 A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, está organizando uma oficina formativa focada na Prestação de Contas e Gestão de Projetos Culturais.

O evento é especialmente direcionado aos agentes culturais do município que foram beneficiados pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Marcado para o dia 23 de maio, às 19h, no Centro de Convenções, a oficina contará com a presença de especialistas da Lumiar Fazeres Culturais: Thaynã Paes, conselheiro nacional de Política Cultural, e Maria Luiza Givisiez, advogada especializada em Direito Cultural.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo é fornecer orientações sobre os procedimentos necessários para a gestão e prestação de contas de projetos financiados por políticas públicas, visando garantir transparência e eficiência na utilização dos recursos.

A participação é aberta ao público e não requer inscrição prévia.

A Política Nacional Aldir Blanc, estabelecida pela Lei Federal nº 14.399, de 8 de julho de 2022, busca fortalecer o setor cultural em todo o país, oferecendo suporte a iniciativas culturais em diferentes estados, municípios e no Distrito Federal.

Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com os artistas e produtores culturais locais, contribuindo para o desenvolvimento da economia criativa e cultural de Mariana.

Caravana da Cultura

Além da oficina, a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo está promovendo outras ações de apoio ao setor cultural, como a Caravana da Cultura.

Lançado no mês passado, o projeto tem como objetivo descentralizar as programações culturais aprovadas por leis de incentivo, levando apresentações para bairros e distritos além do centro da cidade.

Além de oferecer suporte logístico, a Caravana estimula a contratação de serviços de comerciantes locais, impulsionando a economia das comunidades que recebem as programações.