Prefeitura de Mariana promove a II Semana da Visibilidade da População em Situação de Rua

Prefeitura de Mariana promove a II Semana da Visibilidade da População em Situação de Rua
Publicidade _

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), realizou, durante os dias 21 a 25 de agosto, a II Semana da Visibilidade da População em Situação de Rua, através do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

Foram cinco dias de atividades pensadas para ampliar o protagonismo, a socialização, bem como promover maior visibilidade para estas pessoas e o trabalho desenvolvido no Centro de Referência. 

A Semana da Visibilidade acontece anualmente em alusão à data 19 de agosto, considerada o Dia Nacional da População em Situação de Rua, foi uma ação conjunta entre a Sedesc e as Secretarias de Esportes, Saúde e Cultura.

Publicidade
_

O primeiro dia foi de roda de conversa com a diretoria do Centro Pop da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese) que esteve presente para conduzir a conversa  com os usuários e abordar temas sobre os direitos das pessoas em situação de rua e promover um diálogo com os participantes. Os dias seguintes contaram com momentos de lazer, esporte, artesanato, filme e o bingo que fechou a programação. 

SEMANA DA VISIBILIDADE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA 

A Semana da Visibilidade da População em Situação de Rua acontece em memória às pessoas assassinadas na cidade de São Paulo no dia 19 de agosto de 2004, episódio conhecido como o “Massacre da Sé”. A data ficou instituída como o Dia Nacional da População em Situação de Rua, a partir do Decreto Nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Por isso, a Prefeitura de Mariana realiza anualmente a semana dedicada a esta parcela estigmatizada da sociedade, atuando em conjunto com as secretarias do município para promover espaços de inclusão, socialização e interação destas pessoas. 

SOBRE O CENTRO POP

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), se localiza na Rua Frei Durão, 208A, Centro, com horário de funcionamento de 8h às 17h. A unidade oferece atendimentos individuais e coletivos e atividades de socialização e inclusão, além de espaço para a guarda de pertences de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

Publicidade