Prefeitura de Mariana promove aquisição conjunta de fertilizantes

Secretaria de Desenvolvimento Rural subsidia e parcela a compra

Compra conjunta baixa custos com ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural que ainda parcela o produtos aos agricultores.
Publicidade _

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, está promovendo a compra conjunta de fertilizantes.
A aquisição, que pode ser solicitada a qualquer momento, é subsidiada com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, criado no ano de 2005.
Ele tem, entre outros, o objetivo de promover o bem estar social no campo, o aumento da produtividade das lavouras, o uso racional dos recursos naturais e a fixação do homem a terra impedindo o êxodo rural.

A compra foi através de um processo licitatório feito no ano de 2020 e ainda em validade.

Atualmente o fundo possui cerca de um milhão e trezentos mil reais em conta, o que possibilita que os produtores tenham acesso a adubo de qualidade e prazos estendidos para pagamento.

De acordo com Marcela Cota, Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, a compra do adubo através do programa oferece ao produtor maiores facilidades do que as disponíveis no mercado privado, sendo beneficiado ao pagar um valor menor pelo produto, dividido em até dez parcelas.

“A gente tinha um adubo (…) em torno de trezentos reais. A gente fez uma renegociação com o fornecedor porque quando foi comprado naquele período de guerra na Ucrânia (…) o adubo foi lá em cima (…). E aí com a redução do dólar a gente também buscou, junto à empresa, o reequilíbrio desse valor. Então a gente conseguiu reduzir (…) a formulação 4-14-8, que é a básica, mais utilizada no plantio, ela está em torno de cento e trinta e sete reais. Então foi uma redução considerável (…) sendo que a prefeitura entrega esse adubo também na propriedade”, relata Marcela Cota.

Foto: ABAM

Publicidade