A saúde é levada a sério em Mariana, isso porque a gestão atual não mede esforços para que os cidadãos sejam atendidos de forma rápida, eficaz e humana. Seguindo os investimentos para que todos possam ser atendidos, a Secretaria de Saúde promoveu nesse sábado, 9, um mutirão para que mulheres marcassem mamografias e também para realizar a coleta para exames ginecológicos preventivos.
Inúmeras mulheres se dirigiram até a Previne e conseguiram marcar o exame, uma importante ferramenta para um diagnóstico seguro, aumentando as chances de cura, que segundo a Fiocruz chegam a 95% de sucesso. Além de permitir uma abordagem cirúrgica menos agressiva em caso de diagnóstico de câncer de mama, a doença que mais afeta mulheres no brasil.
Uma dessas mulheres era Elaine Aparecida Cota, que marcou sua mamografia. “Fazer o exame é muito importante. Eu não consegui marcar antes porque faltou um documento, mas hoje deu tudo certo. Temos que fazer esses exames, porque quando é no começo é sempre mais fácil de tratar. Fui muito bem atendida aqui”, afirmou a moradora.
Com o mutirão, houve uma facilitação de acesso para os atendimentos. “Muitas mulheres trabalham durante a semana, então estamos realizando esse trabalho a mais para que todas consigam realizar o diagnóstico”, disse o enfermeiro Vitor Trevenzoli.
INVESTIMENTOS NÃO PARAM – Mesmo diminuindo os gastos, os investimentos na área da saúde continuam crescendo, sempre em busca de proporcionar aos moradores um serviço público de qualidade. Aplicamos uma verba 13% maior do que é previsto em lei, ressaltando a importância dada à saúde dos moradores.