A Prefeitura de Mariana, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, irá repassar a Associação de Produtores de Leite de Águas Claras, através de um termo de fomento, cerca de 89 mil reais para a construção de abrigos para os novos tanques de leite comprados pela associação. Com o investimento, a administração está catalisando o desenvolvimento da maior bacia leiteira da região, melhorando a qualidade e o preço do leite, e também mantendo o ritmo de produção dos mais de 115 associados.
Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, a ideia da gestão é investir cada vez mais nas associações rurais. “Reconhecemos que essa é uma de nossas obrigações e vamos permanecer buscando parcerias para melhorar ainda mais as condições de trabalho de todos os associados, desenvolvendo ainda mais o meio rural do município”, disse.
Para o presidente da Associação de Águas Claras, Marco Mol, o repasse irá fazer com que os associados consigam produzir o leite, além de aumentar a qualidade, uma vez que agora o produto será transportado já gelado, diminuindo o risco de proliferação de bactérias. “Agradecemos principalmente porque nossa associação é formada quase que integralmente por produtores familiares, essa ajuda vai fazer com eles possam continuar a produzir. É um grande benefício social”.
A associação terá que prestar conta sobre todo o dinheiro repassado. Caso o valor final das obras seja menor do que o repasse, esse dinheiro voltará para o caixa da Prefeitura.