Prefeitura de Mariana segue trabalhando para atender os atingidos pelas chuvas

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A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), continua trabalhando para atender com presteza, agilidade e dedicação, todas as pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas, que acometeram o município no início de janeiro. Até o momento, a Sedesc atendeu 841 pessoas, que inclui, usuários desabrigados, desalojados ou atingidos pelas chuvas.

Dentre muitas ações, o município atende famílias que foram desabrigadas, entre os quatro hotéis que o município possui contrato para atendimentos emergenciais aos que necessitarem.  No ambiente, é oferecido café da manhã, almoço e jantar. Os usuários possuem trânsito livre dentro da hospedagem, tendo liberdade para continuar realizando normalmente suas atividades, como ir ao trabalho, ao mercado, padarias, atividades de lazer, entre outros.

Além disso, as famílias são acompanhadas pela equipe técnica da Sedesc, diariamente, e todas elas são devidamente orientadas quanto ao aluguel emergencial e outros benefícios que possuem direito.

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O município também investiu cerca de 71 mil reais em materiais permanentes como cobertores, toalhas, travesseiros e colchões de casal e solteiro para atender, de imediato, as famílias desabrigadas.

Pamela Malaquias Estanislau, que morava com o marido e a filha no bairro São Gonçalo, está grávida de 9 meses e faz parte das famílias que foram desabrigadas e estão recebendo suporte de moradia em hotéis, casas ou abrigos da cidade.  Ela conta que está sendo bem atendida pela equipe da Sedesc e que suas demandas foram solucionadas. “Eu me sinto satisfeita e grata. Na maioria das vezes sempre fui bem atendida, e quando não tinham as informações de imediato, me davam retorno o mais breve possível. Meu sentimento é de gratidão”, afirmou.

A casa de Célia Joana dos Santos desabou e ela precisou ser transferida para um hotel da cidade junto a sua família. Ela se sente ansiosa para retornar para um lar, mas entende e agradece todo o empenho e compromisso dos profissionais da assistência social. “O atendimento está bom. Todas as pessoas que me atenderam foram muito educadas e atenciosas. Entendo que a demanda está alta no município, mas hoje meu maior desejo é ter meu cantinho de novo”, ressaltou.

DOAÇÕES

Muitas doações foram recebidas e distribuídas às famílias que são encaminhadas após avaliação dos técnicos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Estão disponíveis kits de limpeza, de higiene pessoal, papel higiênico, leite desnatado e integral, cestas básicas e fraldas geriátricas e para bebês. Além disso, roupas, sapatos e roupa de cama e banho, também estão disponíveis para doação.

As famílias podem fazer a solicitação dos insumos que precisam naquele momento, e logo após, é repassado para equipe técnica, que faz a separação e entrega da doação ou realiza o agendamento para retirada. Até o momento, foram contabilizados 81 atendimentos realizados.

A equipe ressalta que todas as pessoas, que ainda procuram os equipamentos sociais, receberão todo o suporte necessário para continuarem suas rotinas.

RECONSTRUINDO VIDAS

Outro projeto pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de Mariana é o Reconstruindo Vidas. Com a ação, os núcleos familiares que perderam seus bens de natureza permanente ou consumo básico e que foram devidamente cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e pela Defesa Civil de Mariana, receberão o auxílio de 3 mil reais. A ação visa contribuir para que cada um deles consiga reestruturar seus lares e viver de forma digna e segura. Ressaltamos que toda solicitação deve ser devidamente comprovada e que os imóveis devem possuir laudo da equipe da defesa civil e dos engenheiros responsáveis.

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