O asfaltamento da MG 030 foi pauta de videoconferência realizada na última sexta-feira, 26, reunindo o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita, Regina Braga, os secretários de Governo, Felipe Guerra, de Agropecuária, Fabrício Gonçalves e de Obras, Antônio Simões, com o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, a chefe de gabinete, Soraia Castro e o deputado Estadual, Charles Santos.
Durante a reunião, o prefeito Angelo Oswaldo destacou a importância estratégica do asfaltamento da MG 030 para o desenvolvimento socioeconômico da região central de Minas Gerais e de grande impacto no turismo de Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Belo Vale e Ouro Branco.
Ele avaliou como muito significativo o encontro direto com o secretário Igor Eto, que levará o pleito ao Governador Romeu Zema, “a fim de que juntos, os municípios, as empresas como a Vale, a Gerdau e o Governo do Estado, possam concretizar esses projetos que já se encontram prontos no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER) ”.
A vice-prefeita Regina Braga avalia que a obra levará à criação de um grande corredor industrial interligando quatro municípios importantes a regiões consideradas marcantes para o turismo, além “de gerar um enorme ganho social, econômico e turístico”.
O secretário de Agropecuária, Fabrício Gonçalves, reforçou a importância de estruturas para a região. “Ouro Preto é geograficamente tão perto dessa região, mas se torna distante por falta de infraestrutura”. Ele ainda mencionou sobre o crescimento urbano acelerado nesses municípios, também em função das mineradoras, o que representa mais uma justificativa para a realização das ações.
O deputado Estadual Charles Santos compreendeu a importância das demandas e será um dos defensores da realização da obra de infraestrutura solicitada, junto à Assembleia mineira e o governo Estadual.
O secretário de Estado, Igor Eto, informou que já existe um projeto de lei na Assembleia Legislativa que propõe investimentos no Estado e julgou pertinente a demanda municipal, entendendo a importância da MG 030 para Minas Gerais. Ele reforçou a solicitação de mais informações referentes ao projeto, a fim de buscar alternativas para dar início às obras de asfaltamento do trecho, de apenas 34 quilômetros de estrada de terra.