Após anos fechada, a Escola de Música São Pio X será recriada pelo Coral São Pio X, sob a gestão do Bispo Emérito Dom Francisco Barroso, e funcionará na Casa do Folclore do Antônio Dias. A Prefeitura de Ouro Preto firmou convênio com o Coral, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, que será o suporte municipal da escola.
O prefeito Angelo Oswaldo se reuniu ontem, 24 de maio, para oficializar esse convênio que, segundo ele “será uma grande instituição musical em Ouro Preto novamente para a formação de jovens ouro-pretanos no campo da música. A Prefeitura dará todo o apoio para que em breve a escola seja aberta”.
Dom Barroso está orgulhoso em reabrir esse espaço que formou grandes músicos hoje espalhados pelo mundo. “A intenção é ajudar as crianças e jovens a terem oportunidade de aprimorar sua arte musical gratuitamente e, no futuro, fortalecer o coral e a orquestra da cidade, com a formação de novos músicos e cantores. Buscamos apoio da Prefeitura que se abriu ao nosso projeto, na qual possuímos uma relação de amizade e confiança. Uma gestão atuante que entendeu a importância dessa escola para Ouro Preto”.
A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, está contente com esse convênio por ser uma conquista tão importante para o Município. “Ouro Preto é uma cidade musical desde os primórdios do séc. XVIII e esse retorno da Escola de Música fará com que essa iniciativa evidencie o lado musical da cidade e tenho certeza que formará grandes músicos e musicistas”.
Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil, parabeniza o Dom Barroso pela forma aguerrida que mantém as atividades do coral. “Essa escola é muito importante para nossa cultura e tradição religiosa, além do papel importantíssimo que ela fará para a juventude ouro-pretana. Com certeza será um grande presente a todos aqueles que fazem parte do mundo da música”.
Formado em música e membro do Coral Pio X desde 2017, Luan Oliveira é professor de piano e teclado e atual Diretor da Escola de Música e reforça a importância desse retorno à cidade. “Àqueles que não puderam ter acesso a algum instrumento, à técnica vocal, poderão, por meio dessa iniciativa, ter contato com esse universo das artes. A administração municipal nos atendeu e ouviu prontamente, nos dando todo apoio para que os ouro-pretanos possam ter esse acesso”.
Ao final da reunião, o Bispo Dom Barroso abençoou a imagem de Jesus Cristo, no auditório da Prefeitura, e desejou votos de muito sucesso à atual gestão.
Também estiveram presentes da reunião a vice-prefeita, Regina Braga, o secretário de Governo, Felipe Guerra, o presidente do Clube Zé Pereira dos Lacaios, Arthur Ramos, e Rita Cruz, membro da diretoria do Coral Pio X.