Prefeitura de Ouro Preto tomará empréstimo para construir moradias

Câmara deu autorização para a contratação junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Casas serão destinadas as famílias atingidas pelas chuvas do início do ano.

Cidade como um todo tem problemas de moradias, mas situação se agravou, principalmente nas inúmeras áreas de risco situadas nas encostas. Períodos de chuvas são sempre de perigos eminentes de acidentes geológicos.
Publicidade _

A Câmara de Ouro Preto aprovou nesta quinta-feira (23), por 14 votos favoráveis e um contra, o Projeto de Lei do executivo que dá aval ao Município de Ouro Preto para contratar operação de crédito com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para construção de moradias populares para famílias afetadas pelas chuvas.
O município ja tinha habilitação na linha de crédito do banco denominada BDMG Habitação Município, para atender as cidades que decretaram situação de calamidade pública no início do ano. Elas devem construir moradias em terrenos próprios e doá-las às famílias que perderam suas casas devido as intempéries climáticas.
Serão disponibilizados ao município R$ 10 milhões, projetados para atender 228 famílias removidas de suas casas.
Seguro morreu de velho


Segundo o presidente da parlamento municipal, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), ainda que o projeto seja de extrema importância para a cidade, é preciso se atentar para a fiscalização da verba, bem como para seus critérios de aplicação. “É essencial a possibilidade de obtermos esse empréstimo para que possamos ajudar muitas famílias atingidas pelas chuvas, uma vez que os juros são baixíssimos”, justificou.
Luiz do Morro lembrou os trâmites do projeto antes da aprovação: “Alguns vereadores questionaram esse projeto, houveram vistas e hoje ele foi aprovado por 14 votos”.
Ele advogou que a Câmara deve ficar atenta aos critérios que serão utilizados e acompanhar de perto a execução das obras”.

Foto: Acom/CMOP e Mundo dos Inconfidentes

Publicidade