Prefeitura de São Gonçalo entrega ampliação do espaço para a Equoterapia

Nova estrutura oferece mais conforto e segurança para todos os envolvidos nas atividades da Equoterapia
Publicidade _

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou, nesta sexta-feira (20), a ampliação e revitalização do espaço destinado à Equoterapia.

A partir de agora ele se localiza no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda.
Participaram da atividade crianças atendidas, pais, professores, autoridades e servidores.

A nova estrutura vai oferecer mais conforto e segurança para todos os envolvidos nas atividades da Equoterapia, num espaço específico preparado exclusivamente para a atividade.

Publicidade
_

O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) destacou o apoio de todos os envolvidos para a concretização do espaço, além de anunciar novos animais para a evolução da prática.
“Todos temos trabalhado muito para promover as realizações em toda a cidade. Já temos interessados em doar novos animais e a equipe está fazendo a avaliação desses equinos para a prática da Equoterapia”, disse.

O método

A equoterapia é um método de terapia assistida por equinos onde o cavalo se transforma no principal aliado na reabilitação motora, funcional e psicossocial das pessoas.
A atividade propicia inúmeros efeitos benéficos para crianças no que se refere à motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos.

Isto porque as atividades propostas pela terapia com cavalos geram benefícios ao equilíbrio, concentração e postura, além de desenvolver novas formas de socialização, aprendizado e auto estima.

O projeto são-gonçalense teve início em 2022 e beneficia, atualmente, cerca de 58 crianças.
Neste período foram mais de 650 atendimentos realizados, e projeção de superar a marca de 720 até o fim deste ano.
As avaliações para a triagem dos alunos participantes são realizadas pelos profissionais do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar Escolar (Naie).

O evento também contou com depoimentos de pais de crianças atendidas.

Ele foi encerrado com uma aula de apresentação da aluna Maria Eduarda Martins, que foi guiada pela equipe técnica do projeto, juntamente com o cavalo Futuro.

Foto: Daniel Cota/AcomPMSGRA

Publicidade