A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Setor de Patrimônio Cultural lançou na noite de ontem, 9, o livro Padre João José Marques Guimarães – As faces de um homem eterno – de autoria do historiador Danilo Souza Ferreira.
O evento ocorreu no auditório do Centro Cultural e reuniu autoridades municipais e dezenas de devotos do padre, o qual contribuiu com a história da cidade.
Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o livro é mais uma maneira de preservar a história do município ao contar a trajetória do sacerdote que moldou os costumes da sociedade são-gonçalense durante décadas.
A primeira- dama Tânia Barcelos, única parente do padre presente no lançamento deu um depoimento repleto de lembranças afetivas sobre a convivência com o sacerdote.
Ela foi homenageada pelas crianças presentes, recebendo o primeiro exemplar do livro.
Em seguida, o público assistiu a um bate-papo entre a escritora Miriam Stella Blonsk, a jornalista Nívia Leles Martins, autora do Prefácio do livro e o autor Danilo Ferreira sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido para composição da obra.
O livro reúne fotografias, depoimentos e publicações de grandes jornais dos anos de 1980, os quais relatam os milagres e demais ações do sacerdote que muito trabalhou servindo às pessoas, deixando um legado de fé que percorre gerações.
Os interessados em adquirir um exemplar do mais novo livro sobre a trajetória de Padre João poderá fazê-lo no Setor de Patrimônio Cultural da Prefeitura.
O espaço recentemente instalado na rua Antônio da Manoela, esquina com a rua Monsenhor Torres no Centro de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Foto: Jhonne Stalin/Acom/PSGRA e Mundo dos Inconfidentes