A Prefeitura de Barão de Cocais coordena uma série de ações conjuntas com a Defesa Civil, voluntários e empresas para atender a população atingida, minimizar os grandes impactos causados por uma das maiores chuvas já registradas no estado e mapear a extensão dos danos.
Assim, administração anunciou nesta terça-feira (28), a destinação inicial de 2 milhões do seu orçamento para um pacote de ações de emergência e reparação, que prevê intervenções emergenciais em residências danificadas; reparação de perdas materiais essenciais; restauração de vias públicas e acessos danificados; recuperação de estradas rurais, e manutenção e garantia dos itens de necessidades básicas, atualmente já em distribuição.
O pacote de ações envolve, especialmente, as Secretarias de Assistência Social, Obras e Saneamento, Saúde e Meio Ambiente e “serão essenciais para o início de uma reconstrução e retomada para as famílias atingidas”, garantiu a secretária de Assistência social, Raíssa Andrade.
O prefeito Décio dos Santos informou que os valores são iniciais e que, paralelamente, buscará auxílio com os governos estadual e federal, além da iniciativa privada, para a conquista de mais recursos no combate ao cenário pós-chuvas.
O que já foi feito
Desde o último sábado (25), foram disponibilizados caminhões-pipa para a limpeza das áreas inundadas, fornecimento de água mineral para consumo e alimentação, além de kits com material de limpeza e de higiene pessoal.
Um total máximo de 163 pessoas desabrigadas chegou a ser acolhida no Centro Municipal Nossa Senhora do Rosário. Para a limpeza da cidade, a Prefeitura contou com a parceira das empresas atuantes no município.
A solidariedade dos cocaienses permitiu a doação de quantidade de roupas e outros itens que foram coletados para distribuição às famílias atingidas.
Foto:GRVEMG