Prefeitura discute a criação de um Geoparque entre as cidades de Mariana e Ouro Preto

Proposta é para fortalecer a sustentabilidade econômica e ambiental, além de favorecer o turismo regional.

Iniciativa tem participação dos departamentos de Turismo e Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto.
Publicidade _

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, realizou no Centro de Atenção ao Turista (CAT), uma reunião junto do Coordenador de Turismo de Mariana, Silas Sampaio, o Professor de Turismo da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Marcos Knuppi, e o Professor de Geologia da Universidade, Paulo de Tarso, a fim de debater sobre a criação de um Geoparque envolvendo os municípios de Mariana e Ouro Preto.

Espaços como este na região, visam gerenciar as paisagens de significado geológico no município, visando uma proteção e principalmente um desenvolvimento sustentável, com base nos aspectos geológicos, na mineração histórica, cultura e expressão artística do local.

Dessa forma, como abordado no Plano de Desenvolvimento do Turismo de Mariana, o Desenvolvimento Econômico, assim como a preservação e valorização do turismo ecológico, são prioridades na atual Gestão Pública Municipal. O Geoparque, com a participação da sociedade, do poder público e do setor empresarial, será uma proposta para fortalecer a sustentabilidade econômica e ambiental, além de favorecer o turismo regional.

Publicidade
_

Foto:Ufop.br

Publicidade