Prefeitura do Ouro Preto entregou Centro de Enfrentamento ao Covid-19

Publicidade _

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Ouro Preto entregou à comunidade o Centro de Enfrentamento ao Covid 19, hospital de campanha municipal, o primeiro na Região dos Inconfidentes. A unidade tem 50 leitos e está localizado na antiga fábrica de tecidos.

A construção foi realizada em com as entidades ouro-pretanas e possui consultórios, ala pediatria e todos os leitos com aparelhos respiratórios.

Segundo o Dr. Paulo Brandão, médico cardiologista, Ouro Preto não tem  nenhum caso confirmado até o momento, mas a entrega da unidade é parte de um sistema para oferecer condições de trabalho e dá mais  tranquilidade de não conviver com o caos na saúde em nossa região, se isso vier a acontecer.

Publicidade
_

A enfermeira Natália Dias de Almeida Costa, uma das responsáveis pelaimplantação do Centro, ele será usado especificamente para os casos sintomáticos respiratórios e suspeitos prováveis do coronavírus sintomáticos. Segundo ela, o objetivo é retirar esse fluxo da Upa, das unidades de saúde e concentrar nesse hospital, que terá foco especializado nos sintomas do Covid-19.

A Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto também está reforçando suas instalações para enfrentar a pandemia. De acordo com o provedor Marcelo de Oliveira,  o novo espaço adaptado pela Prefeitura dá uma segurança maior para a população de Ouro Preto e para a Santa Casa, que tem atualmente 15 leitos de isolamento para pacientes com suspeição de COVID-19, e ainda 10 leitos de terapia intensiva que será crescida para 20, ainda em abril, para atender neste momento, pacientes exclusivos do novo coronavírus.

No início do funcionamento, atendem no local, diariamente,  2 médicos, 2 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, além dos responsáveis pelos  serviços de recepção, vigilância e limpeza.

Em casos de sintomas como tosse seca, dificuldade para respirar e febre maior que 38ºC, ligue: (31) 3559-3299 / (31) 3559-3288. Para atendimento 24h e finais de semana: (31) 9 8431-5603.

Em outra ação de prevenção ao Covid-19, a prefeitura informou que as rotas de coleta seletiva estão temporariamente suspensas.

Foto: Ane Souz

Publicidade