Prefeitura e Gerdau discutem ações de valorização para Miguel Burnier

A valorização da comunidade e o progresso do distrito de Miguel Burnier tem sido uma preocupação da atual administração ouro-pretana. Para avançar nas soluções, foi aberto diálogo com a Gerdau, neste início de março.
Publicidade _

O prefeito Angelo Oswaldo, juntamente com assessores, realizou visita ás localidades onde atua e se expande a mineradora. Ele qualificou de muito positivo o diálogo com a Gerdau para o benefício mútuo da empresa e das comunidades locais.

Eles estiveram em Miguel Burnier, Motta, Crockat de Sá e de Engenheiro Corrêa. A Gerdau está em plena fase de expansão e a administração acompanha os  licenciamentos necessários e, como medida compensatória, recebe apoio da empresa para investimento naquilo que a população quer, precisa e demanda. “Temos a certeza que, a mineração responsável e compatível com os interesses da comunidade e com respeito a cidadania dos moradores da região mineradora, vamos alcançar esses resultados desejados”, disse o prefeito.

A vice-prefeita Regina Braga reforçou a participação da Prefeitura: “Vamos solicitar à empresa medidas compensatórias e mitigatórias para essa ampliação, pois os impactos são grandes. Vamos cobrar incansavelmente para que essa região seja justiçada, uma vez que ela contribui muito aos cofres públicos municipais e, em contrapartida, quase nada chega até aqui”.

Representante dos moradores também participou e disse que comunidade espera ver anseios atendidos de vida melhor e mais digna. Foto: Associação de moradores de Miguel Burmier

Marco Antônio, cidadão e comerciante do distrito de Miguel Burnier, considerou de suma o acompanhamento do Executivo Municipal junto à Gerdau. “Consideramos importante essa aproximação da Prefeitura com a empresa, e esperamos que a comunidade possa ter seus anseios atendidos de uma vida melhor e mais digna”, disse sobre a expectativa de bons resultados.

Para o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, a ideia é defender a preservação do distrito e valorizar suas riquezas naturais. “Temos que buscar ações para o hoje, com a utilização das antigas linhas férreas para desenvolver o projeto da ciclovia e do cicloturismo e caminhada, ligando Miguel Burnier aos distritos de Rodrigo Silva, Engenheiro Corrêa às localidades próximas à cidade de Itabirito”.

Segundo a Gerdau, o Plano Diretor da Mineração de Miguel Burnier é discutido em diversos fóruns, onde os licenciamentos e a proposta de investimentos, são analisados para contribuir com o município desde o planejamento até a colheita dos frutos, como aumento da geração de tributos, geração de emprego e renda, aumento de áreas preservadas e promoção do desenvolvimento social.  O Plano apresentado depende do cenário econômico e dos processos de licenciamentos, que ocorrerão ao longo dos próximos anos, acrescentou a empresa.

Foto: Neno Vianna/PMOP

Publicidade