Início Cultura Patrimônio Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2024 tem inscrições prorrogadas

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2024 tem inscrições prorrogadas

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2024 tem inscrições prorrogadas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura, informa que as inscrições para o 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foram prorrogadas. Candidatos de todo o Brasil têm até o dia 17 de agosto para inscrever suas ações no site premiorodrigo.iphan.gov.br.

O prêmio reconhece ações de destaque na preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro em nível nacional. Com o tema “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio” em 2024, o prêmio é realizado em parceria com o Ministério das Mulheres, e premia ações que visem valorizar e empoderar mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ nas redes produtivas do Patrimônio Cultural.

Serão premiadas 15 ações exemplares realizadas entre 2021 e 2023, com um prêmio de R$ 30 mil para cada vencedor como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado. As categorias incluem pessoas físicas, grupos, cooperativas, associações, empresas privadas e entidades públicas municipais, estaduais ou federais.

Os interessados podem se inscrever e concorrer a partir das diferentes categorias disponíveis.

Prêmio Rodrigo

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional.

Promovido pelo Iphan desde 1987, o concurso reconhece iniciativas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural do Brasil.

O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG).

Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil.

Em 1937, esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

Sair da versão mobile