Início Cidades Primavera deve trazer melhoria nos índices de umidade no território mineiro

Primavera deve trazer melhoria nos índices de umidade no território mineiro

Efeito La Niña

Mas, primeira semana ainda será de calor e tempo seco em Minas. Previsão é de que chuvas fiquem dentro da média durante a primavera de 2024 no estado.

Depois de mais de 150 dias sem chuvas significativas em Minas Gerais, a chegada da primavera neste domingo (22/9) foi acompanhada pela ocorrência de precipitações, sobretudo nas regiões Central, Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro.
No entanto, a previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) é de que esta primeira semana da nova estação volte a ser de calor e tempo seco.

Segundo Heriberto dos Anjos, meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a condição se deve à chegada de uma massa de ar quente..

A massa começa a ganhar força a partir desta segunda-feira (23).

Regiões como Triângulo Mineiro e Norte podem registrar temperaturas acima de 37°C e índice de umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Isto já caracteriza estado de alerta.
Na região Central, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a tendência é de máxima de 33°C.

A situação, no entanto, deve ser amenizada ao longo dos próximos três meses.
“As precipitações ao longo da primavera devem ficar dentro da média, com maior frequência a partir da segunda quinzena de novembro e principalmente no mês de dezembro”, avalia Heriberto.

La Niña

Durante a estação, a tendência é que Minas esteja sob influência do fenômeno La Niña de intensidade fraca a moderada.
“Minas deve sim ter temperaturas acima da média, mas não tão altas quanto no último ano, quando estávamos vivenciando o fenômeno oposto, o El Niño”, explica.

O prognóstico completo elaborado pelo Simge para a primavera 2024 pode ser acessado por meio do link http://simge.mg.gov.br/images/PREVISAO_CLIMATICA/Progn%C3%B3stico%20Primavera%20-%202024.pdf

Sair da versão mobile