Primeiro mutirão do ano em Itabira resulta na castração e microchipagem de 847 animais

Termo de Ajustamento de Conduta estabelece a castração anual de 800 bichos. A ação também aconteceu nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo

Primeiro mutirão do ano em Itabira resulta na castração e microchipagem de 847 animais
Castramóvel em Ipoema - Foto Filipe Augusto
Publicidade _

No período de 9 a 20 de março, a Prefeitura de Itabira realizou o primeiro mutirão de castração do ano, obtendo um resultado impressionante: 847 animais, entre cães e gatos, foram esterilizados e microchipados.

Os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo também foram beneficiados, com 69 e 148 animais atendidos, respectivamente.

O diretor de Controle de Zoonoses, Gustavo Cardoso Pinho, ressaltou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelece a castração anual de 800 animais, meta que foi superada já na primeira ação do ano. Pinho destacou o sucesso da iniciativa, enfatizando os benefícios da castração para o controle populacional e a saúde dos animais, um serviço gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o início do programa, em janeiro de 2021, um grande número de cães e gatos já foram castrados. O castramóvel, utilizado para os procedimentos, tem capacidade para realizar de 120 a 150 cirurgias por dia.

Esse esforço contínuo reflete o compromisso com o bem-estar animal e a convivência harmoniosa entre os animais e a comunidade. O próximo mutirão de castração está previsto para acontecer em novembro.

Publicidade