O projeto Produtor de Águas ofereceu nesta quarta-feira (23), mais uma oficina participativa para os produtores rurais de Águas Claras e Furquim. Com o tema “Propriedades Sustentáveis: Primeiros Passos para Regularização Ambiental”, os moradores puderam tirar diversas dúvidas sobre o tema e sobre os documentos necessários para a normalização.
A oficina aconteceu na Fazenda Sobradinho, em Águas Claras, das 13h30 às 16h30. Outras questões relacionadas ao tema, como o corte de árvores, queimada controlada e área de preservação permanente (APP) também foram abordadas na oficina.
Com o intuito de atender todas as realidades vivenciadas pela população, Mariana Morales, bacharel em ecologia e ministrante da oficina, falou especificamente sobre as diferentes ações que devem ser tomadas por pequenos e grandes produtores rurais. Alguns procedimentos, no entanto, precisam ser efetivadas por todos eles, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Depois da oficina, os produtores realizaram uma visita técnica para aprenderem, na prática, como executar medições e identificar áreas de preservamento permanente. Benedito José Ferreira ressaltou a importância do Produtor de Águas. “Nós contamos com o apoio do projeto para aprender e também levar informações para outras pessoas”, disse.
O PRODUTOR DE ÁGUAS
O projeto foi iniciado neste ano em Mariana e tem como principal objetivo recuperar as áreas de preservação permanente nas propriedades rurais e, consequentemente, aumentar e melhorar a qualidade da água nos distritos e em Mariana.